Na última semana, tive o imenso prazer de visitar o Memorial Mestre Galdino, Localizado no coração do Alto do Moura, em Caruaru, o memorial é uma verdadeira homenagem ao legado de Manoel Galdino de Freitas, um dos mais renomados ceramistas de Pernambuco e do Brasil.
O memorial, que funciona de terça a sábado das 8h às 17h e aos domingos das 9h às 13h, é um espaço encantador e acolhedor, com capacidade para 20 pessoas. O primeiro que impressiona são as diversas fotografias e painéis informativos que contam a trajetória de Galdino, um artista que não apenas moldou barro, mas transformou suas experiências e reflexões em arte.
Mestre Galdino foi contemporâneo do famoso Mestre Vitalino e, embora estivesse inserido no mesmo contexto, se destacou por suas criações que exploravam o surrealismo, rompendo com os temas tradicionais da cerâmica da região. Em suas peças, podemos notar não apenas a técnica refinada, mas também a profundidade poética que ele incorporava, tornando cada obra uma verdadeira expressão de sua visão de mundo.
Ao final da visita, deixamos o memorial com uma nova apreciação pela arte e pela história de quem dedicou sua vida a moldar não apenas argila, mas também o imaginário de muitos. Para quem deseja conhecer mais sobre a rica cultura de Caruaru, o Memorial Mestre Galdino é uma parada obrigatória. Suas portas estão abertas para todos, e tenho certeza de que cada visitante sairá tão inspirado quanto nós.
Para mais informações, o memorial pode ser contatado pelo telefone (81) 3721-2545, ou pelo e-mail museuscaruarucoord@gmail.com. Se estiver na região, não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência única.
*Algumas informações que passei aqui foram retiradas do Mapa Cultural do Memorial.
Descansa não ter me identificando meu nome é Maxuel Rodrigues.
ResponderExcluirDigo desculpa e não descansa como o corretor colocou.
ResponderExcluir