A Ascensão Inspiradora de Ronaldo Melo: O Jovem Empresário que Transformou o Setor Pet e de Distribuição
No mundo dos negócios, poucos nomes têm se destacado tanto quanto o de Ronaldo Melo. Com uma trajetória marcada por determinação e inovação, Ronaldo é um exemplo de como a visão empreendedora e a paixão pelo que se faz podem levar a uma ascensão impressionante. Proprietário, diretor e CEO da DUR Petshop e da DUR Distribuidora, ele não apenas conquistou o mercado local, mas também se tornou uma referência além das fronteiras de sua cidade.
Desde o início de sua carreira, Ronaldo demonstrou um espírito inquieto e uma capacidade notável de identificar oportunidades. Em um setor competitivo como o de produtos para pets, ele se destacou ao introduzir um conceito diferenciado de atendimento e qualidade. A DUR Petshop, sob sua liderança, se transformou em um verdadeiro paraíso para amantes de animais, oferecendo não apenas produtos de primeira linha, mas também um atendimento personalizado que conquistou a fidelidade de seus clientes.
Mas a visão de Ronaldo Melo não parou por aí. Com uma mente empreendedora e sempre em busca de novos desafios, ele expandiu seus horizontes e lançou a DUR Distribuidora. Esse passo foi estratégico e mostrou sua habilidade em diversificar seus negócios, atendendo a uma demanda crescente por produtos de qualidade no mercado de distribuição. A DUR Distribuidora rapidamente se tornou um player importante, não apenas na região, mas também em outras cidades, levando o nome de Ronaldo a ser reconhecido e respeitado em um cenário mais amplo.
Aqui está um pouco da história contada por na visão de Ronaldo:
Trata-se de uma história de sucesso familiar. Trata-se da história do RONALDO DE MELO SANTOS, representante da empresa DUR DISTRIBUIDORA DE RAÇÕES Ltda, cuja empresa foi constituída em 03/01/2014.
Percebeu a oportunidade de trabalhar com distribuição de rações quando ainda trabalhava durante todo o dia no mercado da irmã (até 2013). A esposa trabalhava numa creche, então, começou o negócio e com a ajuda da esposa e a noite após o trabalho, ambos começavam a empacotar a ração manualmente e usavam a balança do mercado emprestada, com as portas fechadas, depois dos clientes saírem porque não tinha a própria balança. Começou a pegar crédito com o CREDIAMIGO do Banco do Nordeste. Saia para vender nas horas vagas e usava a moto do mercado da irmã para fazer as entregas pois não tinha moto ou outro transporte próprio e nem CNPJ para fazer compras.
O cliente destaca que quando a irmã foi começar o seu mercadinho pensou em colocar o nome de Mercadinho da Família, e como ele tinha ouvido em uma palestra do SEBRAE foi inspirado a colocar um nome mais profissional e original e assim batizou o mercadinho da irmã como Mercadinho DUR, (que traz as iniciais dos pais, Durval e Djanira e seus 6 irmãos que iniciam com a letra R). Com a mesma inspiração usou a marca DUR e batizou o seu novo negócio de DUR Rações e criou um selo usado para colocar nas embalagens das rações que empacotava manualmente.
Com o aumento do número de clientes e das vendas, a irmã cedeu a parte dos fundos do mercado, uma área de 5 metros, para colocar a mercadoria dele e também fazer o empacotamento. Criou uma embalagem própria e comprou uma empacotadeira usada que não funcionou e teve que voltar para o empacotamento manual. Após buscar orientações junto ao SEBRAE em suas ações itinerantes em Lajedo-PE, participando de cursos visando ao empreendedorismo e o empresariamento das suas iniciativas e planejamento de formalizar uma empresa no segmento de distribuição de rações, com a ajuda de um profissional contábil abriu sua empresa e seu CNPJ em 2014 e continuou trabalhando no mercado da irmã e a esposa continuou trabalhado na creche e usando a moto do mercadinho mas passando a ter um funcionário para a jornada diurna até resolver abrir a primeira loja pois percebeu que estava com muita mercadoria. A irmã emprestou móveis, utensílios e equipamentos que já não usava mais como as prateleiras e a balança para abrir a loja própria. Como a esposa passou a trabalhar na creche apenas no turno da tarde, e o sr Ronaldo de Melo no mercado apenas no turno da manhã para se revezarem na loja.
Após 6 meses a locadora do prédio da sede da loja pediu o ponto que havia alugado, o que o forçou a procurar um novo ponto mais próximo do Centro da cidade quando a partir de então, sua esposa deixou seu emprego na creche e foi ficar por tempo integral na loja, ao passo que procurou o Banco do Nordeste em 2016 onde consegui meu primeiro CAPITAL DE GIRO o que o que impulsionou a atividade e onde ocorreu um marco em sua modernização onde pode comprar uma máquina empacotadora passando a automatizar suas atividades. Foram feitos alguns cursos junto ao SEBRAE (SEI VENDER, SEI COMPRAR, SEI CRESCER, dentre outros) que foram importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional especialmente no que diz respeito a gestão do seu negócio.
Além disso, em 13/11/2018 realizou financiamento junto ao BNB para aquisição de 01 empacotadeira, daí se seguiram outros financiamentos para investimentos, a saber: em 05/06/2024 adquiriu um veículo Strada Freedon CS 1. 4, ano 2019 e modelo 2020 que ajudou no crescimento da empresa que trabalha com distribuição e comércio varejista de rações e bem assim, adquiriu também através de financiamento em 09/05/2024, 01 moto HONDA POP para entrega Delivey de Rações e em 29/02/2024 um novo veículo Strada Endurance. O crescimento da atividade fez com que fosse adiquirido um terreno para com um financiamento, em 16/08/2023, visando a construir sua sede própria (saindo do aluguel) e fazer a sua relocalização e também a compra de 01 nova empacotadeira automática em 15/05/2024 via CARTÃO BNB.
Inclusive a última máquina adquirida via Cartão BNB irá viabilizar a mais nova parceria com CEDAN, fabricante de ração animal sediada em Serra Talhada-PE, firmada na última edição da FENAPET– Feira nacional Pet para toda a família, realizada em Recife EM 2023, onde a DUR RAACOES, terá a permissão de empacotar com a marca e embalagem própria, produtos de ração animal, já aprovado pelos órgãos competentes: ministério da agricultura, MAPA/ADAGRO.
Atualmente trabalha no negócio, além da esposa, mais 7 funcionários e o mesmo que começou empacotando manualmente, usando equipamentos emprestados hoje conta sistemas de controles administrativos e gerenciais. Ainda, vale ressaltar que a empresa investe em treinamento e capacitação contínua da sua equipe, inclusive sob consultoria com o SEBRAE, no programa ALI, onde o empresário e equipe recebem treinamento sobre vendas, estoques e produtividade. Hoje a empresa atua na distribuição de ração e produtos pets, no agreste de Pernambuco, principalmente nas cidades de Lajedo , São Bento do una, Cachoeirinha, calçado , Jupi e Jucati, e pretende com o apoio do Banco do Nordeste, continuar sua expansão.
Segundo especialistas do Sebrae e dos Bancos nos quais Ronaldo fez operações, falaram: Entendemos que o cliente se mostrou um empreendedor de sucesso pois soube buscar conhecimento e as parcerias necessárias para aumentar o faturamento, alavancar as vendas, expandir mercados, gerar empregos, atuar com práticas inovadores e ambientalmente responsáveis na administração do negócio com sistemas de controles contábeis informatizados.
👏👏👏
ResponderExcluir