Há um ano, tive a oportunidade de visitar a encantadora Paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, localizada em São Bento do Una, Pernambuco. Fui recebido com imensa cordialidade pelo Padre Welington, que desde o primeiro momento demonstrou grande interesse pela minha pesquisa sobre a arquitetura de prédios antigos e históricos e das igrejas e as histórias que elas guardam. É lamentável observar que muitas cidades não preservam suas memórias construtivas. No entanto, igrejas como a do Bom Jesus são verdadeiros relicários de história, arte e cultura, e estou animado para compartilhar com vocês algumas das fotos que capturei durante minha visita.

Durante a visita, o Padre Welington gentilmente designou o amigo Elievelton para me acompanhar. Sua disposição em me mostrar os detalhes da igreja foi extremamente valiosa. Um dos destaques foi o famoso sino centenário, que ecoa pela cidade e tem uma importância inestimável para a comunidade local.
A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos foi reconhecida pelo IFHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Histórico e Religioso da Humanidade em 2011. Com 172 anos, ela é mais antiga que a própria cidade de São Bento do Una, o que a torna ainda mais fascinante.
A História da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos
A história desta igreja remonta à chegada do Padre Francisco José Correia, que, em 1853, fez erigir um imenso cruzeiro, que mais tarde se transformou na capela. Umas das curiosidades é que a frente da igreja foi construída voltada em direção oposta ao centro da cidade. Acreditava-se que, como muitas cidades no interior crescem em direção ao rio, a igreja deveria seguir a mesma direção, honrando essa tradição. O padroeiro da igreja, o Bom Jesus, e suas comemorações são ainda mais antigos do que a própria edificação e a cidade. As festividades em honra ao Bom Jesus começaram em 06 de janeiro de 1838 e, hoje, representam um dos maiores eventos religiosos do estado. Outra curiosidade é a confusão que muitos fiéis fazem ao tentar identificar qual Bom Jesus nomeia a igreja: o Bom Jesus da imagem pregada na cruz, que está no altar, ou o Bom Jesus que carrega a cruz, localizado na ala esquerda da igreja?

Para esclarecer, o Bom Jesus do altar é conhecido como "Bom Jesus dos Pobres Aflitos", padroeiro da paróquia, enquanto a imagem da ala esquerda é chamada de "Bom Jesus dos Passos". Ambas as figuras têm origem portuguesa e são de autores desconhecidos, assim como o famoso hino do Bom Jesus.
Ao encerrar minha visita, levei comigo a lembrança de uma das igrejas mais bonitas que já fotografei. A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, com sua estética única, suas imagens gloriosas, arquitetura impressionante e detalhes encantadores, é um verdadeiro tesouro que se encontra no interior de Pernambuco. Espero que, ao conhecer um pouco sobre sua história, você também possa apreciá-la tanto quanto eu.
A seguir, compartilho algumas das fotos que capturei durante minha visita, que espero possam transmitir um pouco da beleza e da história que essa igreja tão preciosa abriga.
Até a próxima....
Parabéns John Wesley por esta reportagem, é muito importante a catalogação dos prédios e arquitetura histórica que você vem fazendo.
ResponderExcluirA história de São Bento do um e encantadora.