Esta conquista foi possível graças ao Edital de Premiação de Agentes Culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), regido pela Lei nº 14.399/2022. Fui contemplado pelo Chamamento Público nº 002/2024, e é com orgulho que afirmo que este reconhecimento é um reflexo do esforço de todos aqueles que acreditam na força transformadora da cultura.

Ao longo da minha trajetória, tive a honra de realizar diversas ações que contribuíram para a valorização da cultura local. Como diretor de documentários, já recebi dois selos, um no Rio de Janeiro e outro em Pernambuco, que evidenciam a riqueza de nossas histórias e personagens.
O Arte Projetada é um projeto áudio visual que levou a 1ª Mostra de Curta Metragens para Lajedo-PE, um diferencial e que alem das seções na Biblioteca a mostra gerou: 2 pocket shows, 2 exposições de carros antigos do Ferrugem na Veia,1 exposição de Bicicletas do Lajedo Ride, 1 Mostra na Escola Tecnica e 1 Apresentação no Presidio Municipal em Parceria com a Pastoral Carcerária da Paróquia de Santo Antônio.Em 2024 e doei 75 fotos e um e-book comemorativo para o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural Lajedense; chamado ‘‘ Lajedo 75 Anos, 75 Fotos em uma serie fotográfica por minhas lentes’’, fui mencionado em evento de posse de nova diretoria e evento comemorativo ao aniversário da cidade realizado pelo instituto, na qual aconteceu na câmara de vereadores da cidade de lajedo-PE.
Representando Lajedo já conquistei títulos como:
A menção honrosa do Premio Abilux de Design de Luminarias.
Comenda Artistica na 22ª Semana dos Museus do IBRAM
Declaração da Fundação Terra - Silvinha Julião
Receber o título de Mestre da Cultura é mais do que um reconhecimento pessoal; é uma responsabilidade que carrego com carinho. É um convite para continuar a luta pela valorização da nossa cultura, pela preservação da memória e pela promoção da arte como um bem essencial para a sociedade. Estou animado para os próximos passos e para as novas histórias que poderemos contar juntos.

Mais recentemente tive o prazer de participar de um concurso que trouxe aos ''Caldeirões'' de onde foi formado a cidade de lajedo e muito de suas histórias, o titulo de Geopatrimônio de Pernambuco.
Você pode acompanhar alguns clipes que dirigi, como: Entre Cores e Ritmos "Batendo o Tambor" Maracatu Nação Luanda que traz uma ficha técnica pesada: Música: Batendo o Tambor - Alceu Valença, Versão: Vandinho Valença, Grupo Tambores do Una (São Bento do Una-PE), Maestro Junior Ston; Clipe "Para Dizer" Mestre Antônio Coloral que traz o Reisado da Prata Mestre Antônio Coloral, com Direção Executiva de Maxuel Rodrigues, e uma Trilha sonora poderosa - Para Dizer - Olegário Lucena e Clayton Barros (ex cordel de fogo encantado) ℗ Selo Estelita.
Parabéns John.
ResponderExcluirParabéns por receber este justo prêmio como Mestre da Cultura. Você tem um trabalho consolidação com Agente Cultural , é um incrível Agente Cultural , um dos maiores fotógrafos , e excelente cineasta. Parabéns por seu trabalho , e vamos caminhar educando por meio da cultura.
ResponderExcluirparabens ir, jonh pelo belissimo trabalho e de dicação a cultura e merecido a premiação de agente cultural. que possa levar luz do conhecimento das historias enterradas e quase apagadas.
ResponderExcluir