Pular para o conteúdo principal

Recebimento do Titulo Mestre da Cultura: Um Reconhecimento à Preservação da Memória através da Arte

                        


É com imensa alegria e gratidão que compartilho com vocês uma conquista muito especial: Como Produtor Cultural CPC nº 14294/24 recebi o título de Mestre da Cultura pela cidade de Lajedo-PE. Este reconhecimento não é apenas uma honraria pessoal, mas uma vitória coletiva que valoriza a tradição e a cultura popular da nossa região. O título veio como resultado do meu trabalho em preservar a memória através da arte, uma missão que abracei com dedicação ao longo dos anos.

Esta conquista foi possível graças ao Edital de Premiação de Agentes Culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), regido pela Lei nº 14.399/2022. Fui contemplado pelo Chamamento Público nº 002/2024, e é com orgulho que afirmo que este reconhecimento é um reflexo do esforço de todos aqueles que acreditam na força transformadora da cultura.


Ao longo da minha trajetória, tive a honra de realizar diversas ações que contribuíram para a valorização da cultura local. Como diretor de documentários, já recebi dois selos, um no Rio de Janeiro e outro em Pernambuco, que evidenciam a riqueza de nossas histórias e personagens. 

O Arte Projetada é um projeto áudio visual que levou a 1ª Mostra de Curta Metragens para Lajedo-PE, um diferencial e que alem das seções na Biblioteca a mostra gerou: 2 pocket shows, 2 exposições de carros antigos do Ferrugem na Veia,1 exposição de Bicicletas do Lajedo Ride,  1 Mostra na Escola Tecnica e 1 Apresentação no Presidio Municipal em Parceria com a Pastoral Carcerária da Paróquia de Santo Antônio.



Minha participação no Concurso de Fotografia Mercosul e a exibição de uma fotografia no Museu das Cinco Pontas em Itamaracá, que celebrou os 200 anos da Confederação do Equador, são marcos importantes que reforçam a relevância do nosso patrimônio cultural.

 Em 2024 e doei 75 fotos e um e-book comemorativo para o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural Lajedense; chamado ‘‘ Lajedo 75 Anos, 75 Fotos em uma serie fotográfica por minhas lentes’’, fui mencionado em evento de posse de nova diretoria e evento comemorativo ao aniversário da cidade realizado pelo instituto, na qual aconteceu na câmara de vereadores da cidade de lajedo-PE.


Além disso, pude expor pelo Festival Pernambuco Meu País na Galeria de Arte do SESC Arcoverde-PE, com o tema "Retratos do Sertão", onde mostrei a beleza e a diversidade do nosso povo e suas tradições. Cada evento e cada exposição foram oportunidades para dialogar sobre a cultura pernambucana, promovendo um olhar mais atento e respeitoso sobre nossas raízes.



Durante a histórica 1ª Edição do Festival Pernambuco Meu País pude encontrar diversos artistas e personalidades da cultura pernambucana.







Entre outras realizações, em parceria com o ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima e Governo Federal do Brasil fiz parte do Circuito Tela Verde Arte Projetada, onde foram mais de 8 secções na Biblioteca Municipal em Lajedo-PE de forma totalmente gratuita, para alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino.

 

Representando Lajedo já conquistei títulos como: 

A menção honrosa do Premio Abilux de Design de Luminarias.

Comenda Artistica na 22ª Semana dos Museus do IBRAM

Declaração da Fundação Terra - Silvinha Julião



Na fenearte é o lugar onde encontro e reencontro grandes icones da arte e da cultura e alguns deles estão aqui você pode ate não conhecer pelas imagens mas concerteza já viu alguma arte deles ou ouviu falar do sobrenome deles.




Receber o título de Mestre da Cultura é mais do que um reconhecimento pessoal; é uma responsabilidade que carrego com carinho. É um convite para continuar a luta pela valorização da nossa cultura, pela preservação da memória e pela promoção da arte como um bem essencial para a sociedade. Estou animado para os próximos passos e para as novas histórias que poderemos contar juntos.


Mais recentemente tive o prazer de participar de um concurso que trouxe aos ''Caldeirões'' de onde foi formado a cidade de lajedo e muito de suas histórias, o titulo de Geopatrimônio de Pernambuco.

Você pode acompanhar alguns clipes que dirigi, como: Entre Cores e Ritmos "Batendo o Tambor" Maracatu Nação Luanda que traz uma ficha técnica pesada: Música: Batendo o Tambor - Alceu Valença, Versão: Vandinho Valença, Grupo Tambores do Una (São Bento do Una-PE), Maestro Junior Ston; Clipe "Para Dizer" Mestre Antônio Coloral que traz o Reisado da Prata Mestre Antônio Coloral, com Direção Executiva de Maxuel Rodrigues, e uma Trilha sonora poderosa - Para Dizer - Olegário Lucena e Clayton Barros (ex cordel de fogo encantado) ℗ Selo Estelita.




Se você desejar ter uma fotografia exclusiva, uma peça de arte seja pintura, escultura ou material gráfico para você ou para sua empresa pode entrar em contato comigo, pois além da minhas ações como Produtor Cultural sou Designer Formado com especialização em Marcas, Filosofia e Arte. 
Você pode me acompanhar também pelo @oficial_johnwdesigner.


Agradeço a todos que me apoiaram e acreditaram no nosso trabalho. Vamos seguir juntos, valorizando e celebrando a cultura que nos une e nos fortalece. A arte é uma forma poderosa de contar nossas histórias e, com ela, podemos preservar a memória e a identidade do nosso povo. 
Que venham novos desafios e conquistas!


Comentários

  1. Parabéns por receber este justo prêmio como Mestre da Cultura. Você tem um trabalho consolidação com Agente Cultural , é um incrível Agente Cultural , um dos maiores fotógrafos , e excelente cineasta. Parabéns por seu trabalho , e vamos caminhar educando por meio da cultura.

    ResponderExcluir
  2. grão prior claudio18 de maio de 2025 às 17:10

    parabens ir, jonh pelo belissimo trabalho e de dicação a cultura e merecido a premiação de agente cultural. que possa levar luz do conhecimento das historias enterradas e quase apagadas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TOP 5

Desvendando a Nova Ordem de Cristo: Mestres, Participantes e o Grão Mestre Maxuel Rodrigues de Moraes

A Nova Ordem de Cristo é uma organização que tem despertado o interesse de muitas pessoas, especialmente por sua proposta de resgatar e disseminar ensinamentos espirituais e filosóficos que buscam a evolução do ser humano e a promoção da paz. Com participantes oriundos de diversos países, essa ordem templária tem se consolidado como um espaço de reflexão, aprendizado e intercâmbio de saberes.                                                  Um dos pilares dessa ordem é o Grão Mestre Maxuel Rodrigues de Moraes, cuja liderança é marcada pela busca incessante por conhecimento e pela orientação de seus membros em seus caminhos. Maxuel tem se destacado por sua capacidade de unir pessoas de diferentes culturas e crenças, promovendo um diálogo enriquecedor que transcende fronteiras. Recentemente, realizamos uma série de entrevistas com alguns dos participantes da Nova Or...

Entre Arte e História: Uma Visita à Vila de Jenipapo - Sanharó-PE

Tive a honra de visitar a encantadora Vila de Jenipapo, acompanhando o artista plástico, produtor cultural e gestor do Museu do Homem do Campo, Maxuel Rodrigues de Moraes. Essa experiência não foi apenas uma oportunidade de explorar a rica história e cultura da região, mas também de registrar momentos significativos que nos conectam ao passado e à preservação do patrimônio histórico. A visita começou com um passeio pelo icônico casarão da vila, que, com suas características arquitetônicas originais, nos transportou para épocas passadas. O casarão é um testemunho vivo da história local, refletindo a opulência e a importância da Fazenda Jenipapo, fundada por Antônio dos Santos Coelho da Silva, um dos grandes proprietários de terras do interior de Pernambuco. Em 1808, Antônio construiu uma capela em honra a Santo Antônio, que ainda se mantém de pé, evidenciando a devoção da época e a importância da fé na vida dos habitantes locais. Durante nosso nossa visita, Maxuel que já estuda a mais t...

Uma Jornada de Aprendizado: Pedagogia em Ação nos Caldeirões e na Biblioteca em Lajedo-PE

Nessa Quarta-Feira 25 de Setembro, alunos da Faculdade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) em Garanhuns, Matéria de "Fundamentos e Metodologias no Ensino de Geografia 1". vivenciaram um dia especial de aprendizado prático para os alunos do curso de Pedagogia. Orientados pela professora Caline, a turma mergulhou em uma experiência única que uniu a rica história dos Caldeirões, com apresentações na Biblioteca Pública Municipal Maestro Joaquim Viana. A jornada começou com uma aula de campo nos Caldeirões, um importante sítio arqueológico localizado em Lajedo-PE. O professor e escritor Júlio César Félix, um profundo conhecedor da história local, recepcionou os alunos com entusiasmo e guiou-os por entre as rochas, compartilhando histórias e informações sobre a formação geológica e o significado cultural do local. Um Detalhe é que o Professor Júlio consegue passar de uma maneira única o seu conhecimento assim sendo de fácil absorção o conhecimento dividido e sempre que posso t...

''Explorando a arte: visita à exposição 'Trama' por Nailde Alves''

 No último dia 6 de novembro, tive o prazer de comparecer à abertura da exposição 'Trama', da artista Nailde Alves, com curadoria de Humberto Botão. A mostra, que está em exibição na Galeria de Artes Mestre Galdino, localizada no Sesc Caruaru-PE, promete encantar os visitantes com suas obras. A atmosfera criativa e inspiradora no espaço expositivo criada pelas obras de Nailde Alves. Utilizando diversos materiais e técnicas, a artista conseguiu expressar de forma única o seu olhar sobre o cotidiano e a sociedade para formar composições únicas. Uma abordagem sensível e poética, 'Trama' convida o espectador a mergulhar nas texturas e significados por trás de cada obra, revelando um universo rico em simbolismo e emoção. É impressionante ver como Nailde conseguiu transmitir tantas sensações através de suas composições, fazendo com que cada peça conte uma história única e tocante.   Aqui estão alguns registros do evento de abertura da exposição. A exposição 'Trama' es...

Reflexões sobre o I Encontro Interreligioso em Lajedo-PE

Participei do I Encontro Interreligioso realizado em Lajedo-PE, uma iniciativa do Museu do Homem do Campo e do Museu Jacques Borgonha de Molay. O evento ocorreu no emblemático prédio do Rotary Clube Internacional, distrito 4500, um local que sempre me recebeu de braços abertos, tanto como convidado quanto como Produtor Cultural, Fotógrafo e Designer e dessa vez como imprensa. É sempre gratificante voltar a um espaço que tem tanta história e significado para mim. A organização, liderada por Maxuel Rodrigues de Moraes, artista plástico, pintor e produtor cultural. Maxuel, além de ser o presidente dos museus mencionados, é um agente cultural comprometido com a promoção da arte e da cultura em nossa região. Ele compartilhou um pouco sobre o projeto Excursão das Artes 2025, que promete ser um marco na promoção da diversidade cultural, com exposições de artes plásticas, rodas de leitura e palestras educativas, especialmente voltadas para as comunidades quilombolas, nações indígenas e povos d...