Neste ano de 2025, temos o privilégio de celebrar uma data muito especial: os 120 anos do Rotary International. Desde a sua fundação em 23 de Fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, essa associação de clubes de serviços tem se destacado por unir voluntários em prol de um mundo melhor, promovendo serviços humanitários e valores éticos que ressoam em todo o planeta.

Como alguém que teve a honra de colaborar com o Rotary, posso afirmar que a força dessa instituição vai muito além de suas iniciativas. Através de parcerias frutíferas, conseguimos realizar palestras, exposições e uma variedade de eventos que impactaram nossas comunidades de forma positiva. Essa é a essência do Rotary: agir localmente enquanto se pensa globalmente. Com mais de 37 mil clubes e cerca de 1,4 milhão de rotarianos ao redor do mundo, a missão do Rotary é clara e inspiradora. A Prova Quádrupla, um dos pilares éticos da instituição, nos lembra da importância de agir com integridade em todas as nossas interações. Essa filosofia não só orienta as ações dos rotarianos, mas também serve como um guia para todos que desejam fazer a diferença no mundo.
A Fundação Rotária, estabelecida em 1917, é uma das maiores expressões desse compromisso com o bem-estar global. Por meio de doações, a fundação financia projetos que vão desde a educação até a erradicação de doenças. Um dos principais focos de suas iniciativas é a luta contra a poliomielite, uma campanha que já imunizou mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países. O Rotary, em parceria com a OMS, ONU e UNESCO, continua firme na missão de erradicar esta doença, um testemunho do impacto duradouro que a instituição pode ter na vida das pessoas.
Neste aniversário, celebramos não apenas a história do Rotary, mas também o futuro que estamos construindo juntos. Cada evento, cada palestra e cada ação realizada em parceria com o Rotary é uma pequena contribuição para um legado maior de paz e solidariedade. Que possamos continuar a inspirar outros a se unirem a nós nesta jornada, pois a verdadeira mudança começa com um ato de serviço.
Deixo aqui meu agradecimento e os parabéns como Produtor Cultural CPC nº 14294/24 especialmente para o Rotary do Distrito 10480390 que estive durante principalmente no ultimo ano levando muitas ações culturais para essa pequena cidade do interior, em parceria com o o Museu do Homem do Campo e o Artista Plástico e também Produtor Cultural Maxuel Rodrigues, estive exibindo a exposição de uma série de Fotografias Inéditas com o Tema: ‘’Contrastes da Natureza’’; Também aproveitei o momento de visibilidade e fiz uma homenagem ao estado do Rio Grande do Sul que vem passando por um período difícil em sua história, projetando no prédio histórico do Rotary Clube as bandeiras de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.
Entre outros eventos artísticos e culturais que aconteceram no Rotary, fica marcado o 8º Fórum de Museus em Lajedo e também dividi a curadoria da celebração do Cultura Viva 20 Anos aqui chamado de Cultura Viva Agreste onde pude expor objetos, xilogravuras e algumas de minhas ilustrações digitais, também consegui Homenagear Salvador Herculano (Salvador do Pife) que fez e ainda faz pela cultura e por esse instrumento, lançando também nesse evento dois clipes ''O Encanto do Pifano'' e ''Para Dizer - Reizado da Prata do Mestre Antônio Coloral. Agradeço ao hoje vice-presidente do Rotary em Lajedo José Welison Alves que no ano passado comandou essa instituição como presidente e trouxe esses eventos que juntos podemos trazer arte e cultura através de programas do Governo Federal e do Minc (Ministério da Cultura) como a Lei Paulo Gustavo, Cultura Viva e outros, mostrando que a arte está disponível e vai até lugares onde não tem esses eventos.
Ressaltando também que esse prédio histórico também recebe duas vezes por semana as reuniões do AA, mostrando a sua serventia para a população em e de diversas formas.
Muito bom mesmo mestre goste muito de interessante a união das religiões tem uma nova visão amar e respeitar o próximo me chama André Luiz Pereira Benites aprendiz soldado da Cruz rito venerável mestre
ResponderExcluirMuito obrigado Irmão André Luiz Pereira Benites por seu comentário . A arte e a cultura é uma paixão minha e utilizo a arte como meio de comunicação.
ExcluirJOBSON, foi bom esse informativo da Rotary club, em que homens de bem fundaram esta sociedade com o objetivo de fazer o bem ao ser humano, sem propósito de interesses.Sempre vias as placas nas entradas das cidades e não sabia o objetivo deste club,nunca ia imaginar que esse grupo era de fazer o bem a humanidade.
ExcluirParabéns a todos os irmãos e irmã rotarianos de todo o planeta. É um trabalho incrível o realizado pelo Rotary em todas as suas cedes em todos os países do planeta.
ResponderExcluirO trabalho humanizado me encanta e o trabalho do Rotary é maravilhoso.
É uma honra para mim ter realizado em parceria com o Rotary Clube Lajedo , com o Ministério da Cultura , e o Ibram, Instituto Brasileiro de Museus , com curadoria minha Maxuel Rodrigues de Moraes , realizamos tendo John Wesley Pereira Paz como diretor de cultura , a 22 Semana dos Museus , o 8° Fórum Nacional de Museus do Museu do Homem do Campo , a 18 Primavera dos Museus , em parceria com o Ministro da Cultura o Fórum 20 Anos Cultura Viva, tendo o Agente Cultural John Wesley como diretor de Cultura.
Ainda em Março de 2024 participei do Projeto Arte Projetada patrocinado pela Lei Paulo Gustavo , do Agente Cultural John Wesley Pereira Paz , todos realizados com a parceria , e na cede do Rotary Clube Lajedo. Muito obrigado a todos os membros e sócios do Rotary Clube de Lajedo por nos ajudar a divulgar a arte , a cultura e a história de Lajedo para o mundo. Muito obrigado John por esta incrível reportagem.