Participei do I Encontro Interreligioso realizado em Lajedo-PE, uma iniciativa do Museu do Homem do Campo e do Museu Jacques Borgonha de Molay. O evento ocorreu no emblemático prédio do Rotary Clube Internacional, distrito 4500, um local que sempre me recebeu de braços abertos, tanto como convidado quanto como Produtor Cultural, Fotógrafo e Designer e dessa vez como imprensa. É sempre gratificante voltar a um espaço que tem tanta história e significado para mim.
A organização, liderada por Maxuel Rodrigues de Moraes, artista plástico, pintor e produtor cultural. Maxuel, além de ser o presidente dos museus mencionados, é um agente cultural comprometido com a promoção da arte e da cultura em nossa região. Ele compartilhou um pouco sobre o projeto Excursão das Artes 2025, que promete ser um marco na promoção da diversidade cultural, com exposições de artes plásticas, rodas de leitura e palestras educativas, especialmente voltadas para as comunidades quilombolas, nações indígenas e povos de terreiro.
O encontro reuniu uma diversidade de vozes e saberes, refletindo a riqueza cultural que nosso Brasil abriga. Tive a oportunidade de ouvir Carlos Soares, um poeta que emocionou a todos com a leitura de poemas psicografados por Chico Xavier, trazendo reflexões profundas sobre a vida e a espiritualidade.
Além dele, Nadja Rodrigues Lima apresentou uma pesquisa fascinante sobre a cultura, ritualística e a cultura alimentar de povos de terreiro, ressaltando a importância do respeito e da valorização dessas tradições. Em um momento de grande aprendizado, as falas dos representantes do Candomblé, como Babalorixá Adson, Ekedji Fernanda, João Vitor e Gessica Valeria, trouxeram à tona a espiritualidade e a riqueza dos rituais afro-brasileiros.
Não posso deixar de mencionar a presença de representante da fé evangélica, támbem estiveram o Jornalista e Apresentador João Bosco, José Carlos Berto, além do reverendo Ivaldo Izaías Panta, que, como assistente social e professor de história, o Advogado e Politico Nilton Vicente trouxe uma perspectiva crítica e enriquecedora ao debate do ponto de vista politico sobre os temas debatidos. A diversidade de crenças e práticas espirituais que se reuniram nesse encontro é um testemunho da pluralidade que devemos valorizar e respeitar.
Por fim, o evento foi um espaço de diálogo e reflexão, onde a arte, a cultura e a espiritualidade se entrelaçaram, reforçando a importância do respeito mútuo e da convivência harmoniosa entre diferentes crenças. Eu como Produtor cultural, fotografo e designer acredito que encontros como esse são fundamentais para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva.
Agradeço a todos os envolvidos na organização e nos convido a continuar essa conversa em futuros eventos. Que possamos sempre buscar o entendimento, a paz e a celebração da diversidade que nos une.
Parabéns meu amigo , grande Agente Cultural , Artista Gráfico , fotógrafo , Cineasta e um Grande Repórter John Wesley por está belíssima reportagem.
ResponderExcluirParabéns a todos pelo encontro tão importante para o enriquecimento da cultura de forma geral
ResponderExcluirMuito obrigado por seu comentário , fiquei muito feliz , com sua publicação .
ExcluirGrata pela oportunidade memorável de estar presente e conversando sobre esse tema neste momento socioeconômico tão delicado que estamos enfrentando em nossa história.
ResponderExcluirGRÃO PRIOR Cláudio da N.O.D.C. parabens meu ir.john wesley pelo belissimo trabalho de conscientização e divulgar a cultura de seu estados para os demais estado. Levando tambem educação cultura artes literaturas e para um despertar de consciencia cristica de amor por tudo que é belo e divino. Meu muito obrigado por ser seu ir. Em CRISTO.
ResponderExcluirMuito obrigado por seu comentário Ir.'. , Cláudio Oliveira Prior Grão Mestre da Nova Ordem de Cristo , sempre com palavras sábias , parabéns por sua contribuição na desconstrução de preconceitos. Vamos juntos , mas cada um com sua fé religiosa contribuir para um planeta Terra mais evoluído , com pessoas empáticas , altruísta , e respeitando todas as formas de pensamento , filosofias e religiões.
ExcluirExcelente, gracias por tan buena y completa información de cultura
ResponderExcluirMuchas gracias por tu comentario hermano o hermana, es un honor tenerte con nosotros. Como Artista Visual, trato de utilizar la pintura y el dibujo como mi medio de educación y transformación para el bien común de la humanidad, y busco deconstruir prejuicios, sentimientos políticos, religiosos, que obstaculizan la evolución de la humanidad. Tengo el sueño de algún día poder ver a toda la humanidad junta como este evento que realizamos, en alianza con Babalorixá Adson "Ojulomin". Ekedji Fernanda "Omin orô", Yawô Gessica "Lewacy", Abiã João Vitor. , el amigo John Wesley, el reverendo anglicano Ivaldo Izaías Panta, la investigadora de Religiones de Matrix Africana Nadja Lima, el amigo político y abogado católico Nilton, el periodista evangélico João Bosco, el evangélico João Carlos Berto y el poeta Carlos Soares, reúne a 1 millón de personas para hablar sobre el respeto entre religiones, entre sanciones políticas partidistas, vivir el respeto, la empatía y el altruismo entre todos los seres humanos sin importar el país. Y poner fin a las guerras y a todo tipo de agresiones físicas, morales y psicológicas. Y vivir el amor y el respeto por todo y por todos.
ResponderExcluir