Participar do concurso fotográfico do Geopatrimônio de Pernambuco e ter a minha proposta selecionada foi incrível e enriquecedor para mim. Ao ter a oportunidade de capturar a essência e a beleza do marco zero dessa cidade esquecida pelo próprio povo, um local histórico e natural do nosso estado, pude me conectar e capturar o que o concurso pediu.
Na minha participação no concurso, pude explorar lugares esquecidos e muitas vezes negligenciados, trazendo à tona a importância de preservar a memória e a herança cultural que esses locais representam. Através das minhas fotografias, busquei transmitir a delicadeza e a grandiosidade desse que sim é um dos Geopatrimônios Pernambucanos, destacando sua singularidade e sua beleza única.
Em minha pesquisa que foi muito além de imagens, o local que escolhi foi o conhecido ''Caldeirões'' marco zero da cidade de Lajedo, busquei em alguns livros que contribuíram para minha pesquisa, já agradeço e posso citar três dos autores que com as suas publicações posso dizer que fazem parte desse registro, são eles: Júlio Cesar, Paulo Henrique e Jeovanes Lisboa; No qual encontrei publicações deles na biblioteca municipal enquanto cuidada pela bibliotecária Edsalma que agradeço a paciência e o acolhimento.
Alguns livros que você pode conhecer mais da história da cidade são esses:
Foi gratificante poder contribuir para a valorização e o reconhecimento desse lugar tão especial e que está esquecido, que faz parte da história e que merece ser celebrado e preservado. Espero que através das minhas imagens, e dessa colocação em um material científico eu tenha conseguido despertar o interesse e a sensibilidade das pessoas para a importância da conservação e do respeito por essa herança cultural e natural. O local é muito antes de qualquer ligação sentimental no qual vejo ser destacado nos livros é uma formação natural de milhares de anos. Também refleti sobre a beleza e a riqueza desse patrimônio, Foi uma experiência inspiradora e marcante, que certamente me motivou a continuar explorando e valorizando a arte, fotografia, história e a cultura do nosso estado.
Estou ansioso para compartilhar minhas fotografias e memórias desse concurso com todos, a previsão de publicação para o mês de Dezembro de 2024, está ao lado de grandes nomes participando desse material e colocar o nome dessa cidade do agreste é incrível, e espero poder inspirar mais pessoas a se envolverem na preservação e valorização do nosso geopatrimônio pernambucano. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que esses lugares especiais continuem a encantar e emocionar as futuras gerações.
É com imensa alegria que convidamos você(s) para o lançamento do livro Geopatrimônio de Pernambuco, que será realizado nesta quinta-feira, 19 de dezembro, às 10h, pelo Youtube. (Canal do Geocomunicando: https://www.
Essa obra (Volume 1), composta por 10 capítulos cuidadosamente elaborados, é fruto do trabalho de pesquisadores dedicados em suas respectivas áreas de conhecimento. Reunimos diversas instituições em uma iniciativa coletiva, comprometida com a valorização e popularização da geodiversidade de Pernambuco. Cada capítulo reflete a expertise e a dedicação de seus autores, que trouxeram contribuições incríveis e essenciais para esta publicação.
Divido com vocês essa conquista e a quem puder acompanhar acima está o link do evento.
Comentários
Postar um comentário