Neste último domingo, 16 de março, o mundo da música e da cultura pernambucana perdeu um de seus ícones: Seu Salvador do Pife. Tive a honra de acompanhar sua trajetória em pesquisa, e a felicidade de gravar um curta-metragem com ele no dia 12 de dezembro de 2023, em um momento que ficará eternamente guardado em meu coração. A conexão com ele se fortaleceu ainda mais durante o próximo ano, quando estarei ao seu lado na festa de Santo Antônio, capturando a magia do "Encanto do Pifano" em um clipe que celebrará sua arte.
Seu Salvador foi não apenas um mestre do Pifano, mas um verdadeiro guardião da cultura popular pernambucana, e sua dedicação à música e à tradição foi reconhecida de maneira significativa com a comenda artística no prédio histórico do Rotary Clube em Lajedo, durante o 8º Fórum de Museus, ao lado do produtor cultural e artista plástico Maxuel Rodrigues.
Em uma das nossas reuniões, Seu Salvador me presenteou com um pifano feito por suas próprias mãos, um objeto que carrega consigo toda a sua essência e talento. Este pifano teve a honra de ser exposto durante o festival “Pernambuco, Meu País”, na Galeria de Arte Alder Júlio Ferreira Calado em Arcoverde-PE, uma preciosidade que representa não só a arte, mas a alma de um mestre.
Pude também homenagear o seu salvador durante a 1ª Mostra de Curta Metragens Arte Projetada, Projeto esse realizado na Biblioteca Municipal e na Escola Tecnica Estadual, onde centenas de estudantes tiveram o prazer de ver essa produção áudio visual.











Parabéns John excelente homenagem a este grande ícone da cultura Pernambucana.
ResponderExcluirFiquei bastante emocionado.
O Museu do Homem do Campo se solidariza com a família, do grande ícone da cultura Pernambucana , o Mestre Salvador Herculano.
O Mestre Salvador Herculano, dedicou sua vida a difusão e ao trabalho da cultura do pífano de Pernambuco.
Durante o Fórum 20 Anos Cultura Viva, e o 8° Fórum Nacional de Museus realizado pelo Museu do Homem do Homem do Campo e pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram , tivemos a honra de ter este grande nome da nossa amada cultura conosco. Eu Maxuel Rodrigues de Moraes presidente do Museu do Homem do Campo e o Agente Cultural John Wesley entregamos uma comenda de honraria a este Grande Mestre Pifeiro.
Hoje o grande Arquiteto do Universo está em festa pelo retorno deste, filho , grande mestre que vai tocar seu pífano e fazer sua homenagem a cultura Pernambucana a Deus e os Mestres Espirituais.
Vai com Deus , vai em Paz.
Maxuel Rodrigues de Moraes
Presidente do Museu do Homem do Campo.
Parabéns John pelo seu trabalho e essa linda homenagem 👏👏👏
ResponderExcluir