Iratan Ferreira, membro da Tribo Funiaô, na encantadora cidade de Águas Belas. Iratan é um talentoso artesão que se dedica à produção de arte indígena e tem sido presença constante no Parque Ruben Vander Lindem, conhecido como "O Pau Pombo", em Garanhuns.
Pude registrar de perto a habilidade de Iratan em criar peças de arte únicas, utilizando técnicas tradicionais e materiais naturais. Seu olhar atento e seus gestos precisos demonstram um profundo conhecimento e respeito pelas tradições de sua cultura ancestral.
Além de sua destreza artesanal, Iratan revelou-se também um grande conhecedor das histórias e mitos que permeiam a cultura indígena. Cada objeto criado por ele possui uma narrativa singular, transmitindo valores, crenças e saberes de sua tribo.
É admirável o compromisso de Iratan em preservar e difundir a cultura indígena, principalmente no Parque Ruben Vander Lindem, onde tem oportunidade de compartilhar sua arte com visitantes, despertando a sensibilidade e o interesse de todos que passam por ali.
Iratan Ferreira Exibindo o Colar que foi feito para mim com presas de um animal.
Sempre que tenho oportunidade de está com Iratan sei que alem de ótimos registros fotográficos posso não apenas a beleza das peças que ele cria, mas também a força de sua presença e sua dedicação em perpetuar as tradições de sua tribo.
Espero que esse trabalho seja capaz de transmitir um pouco da riqueza cultural e artística presente na vida desse talentoso artesão indígena, reforçando a importância de valorizar e apoiar a diversidade e a história dos povos originários em nosso país.
Mais fotos você pode acompanhar pelo link abaixo:
Tive o prazer de receber a visita de Iratan e do Administrador do Parque Ruber Van Der Lindem Cleiton Machado no qual tenho parceria; O Projeto Arte Projetada em evento Realizado na Biblioteca Municipal Maestro Joaquim Viana Sobrinho em Lajedo-PE em Parceria com a Escola Ambiental e a Diretora Andréia Felix Celebrando a semana dos Povos Originários, sempre lembrando da recepção e atenção da Bibliotecária Edsalma que é atuante na questão de eventos educacionais.
No mês de Julho pude gravar pequenos cortes enquanto conversava com Iratan, o vídeo que se tornou um Micro Curta que chamei de ''Conexão com Indígena Iratan Ferreira'' além de recente, já está participando de diversos festivais e no mês de setembro recebe a notícia que vai está sendo exibido pelo 16º Fetival Macacucine no Rio de Janeiro-RJ, no qual foi selecionado pela Mostra Competitiva de Micro Curtas e pela Mostra Diversidade na Tela.
Isso mostra o quão é valorizado nossa arte e fico feliz em dividir mais um Selo Como Diretor Áudio Visual, e deixo meu agradecimento ao Professor Fernando Gomes da USP-SP e Professor David Giorgiando de São Paulo que me passou bastante conhecimento em meu curso de Documentarista.
Em breve vou buscar dividir algumas outras produções.
Comentários
Postar um comentário