O evento Cultura Viva 20 Anos e o 8º Fórum de Museus que ocorreram nos dias 19 e 20 de julho em Lajedo foram marcados por uma celebração independente e repleta de arte e cultura. O movimento Cultura Viva Agreste, liderado pelos produtores culturais Maxuel Rodrigues de Moraes, presidente do Museu do Homem do Campo, e John Wesley Pereira da Paz, contou com a participação de artistas e artesãos de diversas cidades, tanto presencialmente quanto online.
A parceria com o Rotary Clube Lajedo e o Rotary Clube Internacional contribuiu para o sucesso do evento, que teve como destaque a homenagem ao músico e mestre da música popular nordestina Salvador Herculano, conhecido como Salvador do Pife. Além disso, a presença e apresentação de capoeira do formando Ramiro Silva e seus alunos, representando o mestre de capoeira Papa Mel, trouxeram mais energia e arte para o evento.
A exposição de quadros, pinturas digitais, xilogravuras e objetos de decoração de diversos artistas, incluindo Maxuel Rodrigues e John Wesley, enriqueceu a programação. A homenagem ao mestre Antônio Coloral do Reisado da Prata e o reconhecimento a escritores, artistas e ativistas locais também foram momentos especiais.
Agradecendo a todos os envolvidos na organização e participação desses eventos, que, sem dúvida, contribuíram para fortalecer e celebrar a cultura viva da região. Que possamos continuar promovendo e valorizando a arte e a cultura em Lajedo e em todo o Agreste.
Ressaltando novamente uma parceria que já deu certo com o Rotary clube Lajedo e o Rotary Clube Internacional, onde no prédio histórico dessa instituição foi realizado os eventos, que contou com a homenagem ao grande musico e mestre da musica popular nordestina salvador Herculano ou salvador do pife, grande artista que pra nós foi um prazer conseguir fazer essa homenagem e entregar ela a esse grande nome. além da presença e apresentação de capoeira do formando Ramiro Silva e seus alunos representando o mestre de capoeira papa mel, o evento também contou com a exposição de quadros de Maxuel Rodrigues, Pinturas Digitais e Xilogravuras de John Wesley, Pinturas e Objetos de Decoração de Rosivaldo Freitas representante da cidade de Jupi-PE, Artes da Artesã Quitéria Maria, Margarete Barros, Rosangela Silva, Sheila Trajano, Jefersson Herondy, Adeilzo Santos com seu box de cordel e livros históricos escritos por ele; alem tambem de homenagear o nosso querido mestre Antônio Coloral do Resisado da Prata, e fazer menão aos escritores Albano marques, Paulo Henrique dias, Marcos Motello, os artistas Romildo Nonato, Antônio de oliveira (in memoriam), Tica Bacamarteiro, o ambientalista Cleiton machado e o nosso querido indígena Iratan Ferreira. finalize com um resumo e um agradecimento.
Trabalho top meu amigo. Parabéns! (Rosivaldo aqui ✌️)
ResponderExcluirEste evento foi de uma importância para carreira de tudos nós,fomos presenteado em participar desse maravilhoso encontro.
ResponderExcluir